Todo mundo que tem um barco ja passou por esta experiência. Alguns se deram bem, outros, nem tanto e alguns até se deram muito mal. Mas, como devemos proceder para comprar um barco e não se arrepender depois? Escolher e comprar um barco não é uma tarefa fácil. Um barco não é um bem barato e o simples fato de não o ser, requer muita atenção na hora da compra.

O primeiro passo é saber para que você irá usá-lo.

Dentre os potenciais compradores, há aqueles que já sabem o que querem. Entretanto, para a grande maioria, a escolha do primeiro barco é sempre complicada porque nem sempre eles tem certeza do que irão fazer com o barco (lazer, regata ou cruzeiro).

Se o comprador seguiu um ritmo normal de aprendizado, ou seja, velejou em monotipos, fez os cursos de Arraes e Mestre amador e de Vela Oceânica, costuma ler as revistas especializadas e já praticou em diferentes tipos de embarcações, ele já terá uma boa noção do que ele irá fazer com o barco e quais as opções disponíveis no mercado, mas mesmo assim, vale a pena ter cautela. A condição de manutenção de uma embarcação não está relacionada ao nível de aprendizado de quem irá comprá-la e sim em saber detectar a qualidade da mesma.

O estado de conservação e manutenção de um barco é muito importante por que meche com o bolso do comprador. Gastar todo o dinheiro disponível na compra e não reservar um valor razoável para futuras manutenções (casco, velas, motor, equipamentos, etc.) é coisa de principiante e pode comprometer seu futuro como proprietário.

Os barcos de regata e cruzeiro são geralmente os que dão mais despesa. Se o barco é para correr regatas, tenha em mente que haverá um desgaste muito grande dos equipamentos, principalmente velas.

Se o barco é para cruzeiro, procure planejar os gastos necessários para equipar o barco para esse fim (piloto automático, radar, SSB, balsa, Epirb, etc.). Barcos que navegam em águas oceânicas precisam de uma série de equipamentos que não são obrigatórios para regata e lazer.

Um dos pontos mais preocupantes nesta hora é a pressa em satisfazer um desejo de consumo. O cliente geralmente fica cego querendo somente usufruir deste bem sem pensar em questões mais praticas como estado de conservação, preço das peças de reposição, custo de manutenção (pintura de fundo, estadia na marina, marinheiro, etc.) e principalmente valor de revenda futura.

Por tudo isso, consultar um especialista na área é fundamental. Hoje em dia existem vários revendedores de barcos que podem ajudar na compra do barco ideal para você.

Outra opção é a contratação de um inspetor ou survayor. Este profissional realiza uma inspeção completa na embarcação que você desejar, checando itens que são fundamentais para sua segurança na hora da compra. Esta figura é bem diferente de um eventual amigo que já possui uma embarcação e irá lhe ajudar na hora da compra. O inspetor faz um trabalho profissional, ele é contratado por você e trabalha a seu favor, lhe ajudando a decidir ou não pela compra e ajudando até a negociar um preço melhor pelo seu futuro barco.

Artigo escrito em setembro de 2005 para a Revista Náutica

Bons ventos.

André Magalhães Homem de Mello

www.andrehm.com.br – Livro “Diário de Bordo”

www.sailingadventures.com.br – Cursos de vela oceânica

www.hmyachts.com.br – Venda de veleiros novos e seminovos